O complexo Esportivo Brazusa se trata de um centro esportivo focado na educação do futebol para treinar atletas da área e gerenciar carreiras. Baseado na cidade de Houston, nos EUA, esse projeto representa os desafios e aprendizados de pensar arquitetura em outro país. Uma condicionante potente no processo projetual foi a localização do edifício e sua relação com a cidade: a Ravenwood Circle, uma praça pública delimitada por uma rotatória, cedida por meio de uma concessão para o setor privado, por um prazo de cinco anos (podendo ou não ser renovado). Essa condição orientou a decisão de utilizar estruturas modulares e desmontáveis, garantido ao projeto um conceito de uma arquitetura fluida e não perecível, podendo ocupar outros espaços da cidade e ampliar o alcance desse projeto educativo.
Considerando essas premissas, o projeto se define pela utilização de contêineres, dado sua versatilidade e disponibilidade. Por se tratar de um sítio circular, foi imperativo desenvolver uma ocupação que se harmonizasse com as formas ortogonais dos contêineres, garantindo o máximo de permeabilidade visual possível com o entorno, como uma forma de integrar a comunidade e manter sua potência pública.
Nesse sentido, todo o perímetro do complexo foi limitado por um cercamento permeável e uma calçada, onde se localizam os dois acessos ao seu interior. O programa está dividido em duas porções, dividas por um bolsão de infiltração para drenagem urbana e conectadas por uma passarela que o atravessa. De um lado está estacionamento descoberto, pet place, duas quadras de areia e um bloco de dois pavimentos, responsável por abrigar um restaurante/cafeteria no térreo e a administração na cobertura. Na outra porção, o programa contempla quadras de diferentes modalidades, concentradas mais ao centro do terreno. Na área mais periférica dessa outra porção, se distribuem três blocos de contêineres. Um deles ocupado pela academia e espaço de condicionamento físico e outro por uma loja de artigos esportivos, além do bloco de sanitários.
A característica de praça desse terreno é mantida através de uma pulverização de áreas de estar que são distribuídas por todo o complexo, ocupando vazios e costurando os espaços. O desenho desse projeto busca, de forma contínua, estabelecer conexão com seu entorno e, através de uma distribuição dinâmica, manter sua ocupação ativa e efetiva.
COMPLEXO ESPORTIVO
BRAZUSA
Localização: Ravenwood Circle, Houston, Texas | ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Conclusão da obra: Em andamento
EQUIPE
Autores: Dalton Castro e Zero Ponto Quatro
Colaboradores: Matheus Olveira, Igor Ferreira e Lucas Fagundes.
Uberlândia • Minas Gerais • Brasil
34 9 9166 1739
zeropontoquatro@gmail.com
Todos os direitos reservados