O Liga defende uma proposta específica de bar: reunir interessados em esportes, com uma estrutura que permita aos usuários qualidade ao acompanhar e celebrar suas manifestações esportivas favoritas. Além do programa essencial de um bar, o projeto tem o objetivo de articular elementos que possibilitem a identificação dos usuários com o universo esportivo. A partir dessa ideia, a volumetria foi definida por uma setorização provocativa, que traz para a cobertura uma quadra poliesportiva. Essa setorização movimenta a fachada e gera uma comunicação interessante sobre o uso do edifício para quem o vê de fora. Interessava ao cliente conceber um projeto de loja conceito, de forma a definir padrões para edificações licenciadas e garantir a identidade construída no processo projetual.
A distribuição programática respeita a relação do Liga Sport Bar com a rua, criando uma área de transição entre interno e externo por meio de um deck de madeira – seguindo uma tradição da cidade de “beber vendo a rua”. A vedação em vidro garante que o interior seja visualmente permeável, comunicando de forma eficiente a proposta do espaço. Na sequência, o salão principal contempla diferentes configurações de assento, permitindo permanências individuais e em grupos, variando entre banquetas, mesas e até arquibancadas.
Nesse contexto, o posicionamento estratégico das telas de transmissão foi fundamental. Elas se dividem em dois pontos, sendo o primeiro um totem central - que ordena um arranjo em 360° de telas curvas , permitindo uma experiência de alta qualidade - e o segundo linear - sobre o balcão do bar. Essa articulação toma proveito máximo da visualização das transmissões pelos usuários do bar. Na mesma área do totem, foi pensado alguns expositores que são coordenados de acordo com a necessidade de cada evento seja para venda de uniformes, ingressos ou souveniers de esportes. Duas vitrines expõem uma coleção de uniformes e bolas assinadas (acervo do proprietário) e a lateral direita do salão recebe um palco para shows e apresentações.
A partir da porção central do térreo se organiza uma área mais técnica, como banheiros, cozinha, caixa, carga e descarga e circulação vertical. Os estacionamentos foram locados no fundo do edifício.
Além da quadra, a cobertura possui um pocket bar, arquibancadas e banheiros. A ideia de posicionamento da quadra poliesportiva potencializa o conceito do Liga Sport Bar, ampliando as alternativas de seus usos, e maximiza o uso do bar em dias de transmissões de maior escala, como copa do mundo e finais de campeonatos.
LIGA SPORTS BAR
Localização: Av. Nicomedes Alves dos Santos. Uberlândia | MG
Área do terreno: 1.296m²
Área construída: 589,07m²
Início do projeto: 2021
EQUIPE
Autores: Dalton Castro e Zero Ponto Quatro
Colaboradores: Igor Luiz Ferreira, Matheus Olveira, João Guilherme Polegado e Beto Peixoto.
Uberlândia • Minas Gerais • Brasil
34 9 9166 1739
zeropontoquatro@gmail.com
Todos os direitos reservados